quarta-feira, 29 de setembro de 2010

A Casa dos Budas Ditosos



João Ubaldo Ribeiro
Edição 1
Editora: Objetiva
Ano: 1999
Páginas: 161

Esse foi o primeiro livro do João Ubaldo Ribeiro que eu li, e o quarto da coleção Plenos Pecados. E fiquei decepcionado com o autor e com a coleção.

Dizem que o autor baiano evitou pegar o tema “preguiça” para evitar o senso comum (provavelmente ele escreveria algo muito melhor do que João Gilberto Noll). Mas não é só esse boato que cerca a obra, a protagonista é tida com uma suposta baiana de 68 anos que mora no rio e está disposta a contar sua vida cheia de luxúria.

Eu acredito que foi para promover o livro que o autor cercou de mistérios essa hipotética mulher, que teria lhe entregue um manuscrito com sua vida libertina dela. Identificada pelas iniciais CLB, essa personagem-narradora conta suas diversas, e não tão convencionais, aventuras sexuais – promovidas pelo celebre jargão “com todo o prazer e sem respingos de culpa”.

Não sei se sou muito tapado e achei o livro uma putaria deslavada e sem objetivo, mas sei que não gostei. O próprio título é explicado com uma besteira nada a ver... Acho que o bafafá todo dá obra vem pelo autor e pela peça homônima, adaptada em 2004 como um monólogo da Fernanda Torres – que ficaria melhor com o título “Relatos de uma Vani velha e safada”.

Tá o tema sobre putaria, mas porra, luxúria não é só putaria! E olha como o Zuenir escreveu Mal Secreto! O cara soube abordar o tema, mastigar e digerido-lo. 




Bem fica aí a dica pra quem quer ler uma sacanagem sem compromisso...




2 comentários:

  1. eu lembro q eu vi a peça...
    na época eu acho q gostei, mas não sei como é o livro.

    ResponderExcluir
  2. Imagino que deva ser boa, mas o crédito também é da Fernanda Torres e do diretor da peça, Domingos de Oliveira...

    O livro não é lá essas coisas.

    ResponderExcluir