quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Mais uma feira do livro

Ando sem tempo. E com uma tonelada de coisas pra fazer até “ontem”.

... e como prometi escrever sobre a feira do livro. Eis:


Eu não gosto de falar muito da feira, porque isso me lembra que ela ainda está lá. E como ir lá me deixa mais pobre (o que é mais triste pelo já grande rombo orçamentário do meu bolso).

Eu prefiro a feira na carioca, pois parece ficar menos farofada. Na Rua Uruguaiana, onde fica o maior camelódromo do centro da cidade, parece que as pessoas surgem do nada. E esse cardume quer comprar a maior quantidade de livros possível pelo menor preço possível, sem se importar se estão levando por 1 real um manual russo de engenharia sujo e amassado do mês passado ou um raríssimo alfarrábio embolorado do início do século.

Por isso tem que garimpar! No inicio do mês a feira com as barracas bonitinhas, com os livros arrumados por tema, autor e ano. Agora esta tudo uma grande zona. Têm barracas que colocaram todos os livros por 5 reais. E eu disse todos os livros! Desde o grande Best-seller de Burkina Faso até livros encardidos ou com a capa amassada que ali na Saraiva da esquina estão R$ 20 ou R$ 30!

O ruim disso é o tempo gasto ali no empurra-empurra, ombro a ombro com o povo. E o povo está bem heterogêneo, você vai esbarrar no engomadinho com ar de intelectual, no típico universitário sujão ou nas madames fofocando agarradas com as suas sacolas de compras.

Outra coisa meio chata é o nível dos vendedores. Sem preconceitos e levando em conta o fato de que eles estão cansados, todos são extremamente grossos, mal-educados e confusos. Além disso, eles fazem de tudo para que não haja pechincha. Todos as vezes que tentei descolar um desconto fui recebido com olhares maldosos, frases debochadas e gestos truculentos. Os caras compram livros por 1 real a unidade, vendem cada um por R$ 20,00 e ficam putos se você tenta pagar 2 reais a menos... Porra!

Bem, a feira está rolando ainda até a semana que vem. Apesar de alguns pontos negativos, ela ainda vale muito a pena. Eu estou evitando ir porque tem mais de 100 livros na pilha... No momento só quero é que a rua esvazie! Estou esperando a feira do ano que vem!

Bem vou lá galera... vou tentar escrever alguma resenha em breve!



2 comentários:

  1. ahaha adorei o seu relato da feira xD a grande mistura de pessoas e publico.
    nossa livro por 5 reais? eu com 20 conto fazia uma festa!!! ahahaha
    ahahaha coitados, ja tao ali vendendo o nego fica pedindo desconto. daniel, pensa no lado deles, vc e so um q pede desconto... imagina o tanto q eles nao ouvem TODOs pedindo descontos. começa a encher o saco!!

    ps: quanto mais eu vejo minha lista grande de leittura mais eu tenho gana de ler =p

    hey, mas e ai, o q vc comprou de "baum" na feira???

    =*

    ResponderExcluir
  2. ahh, da uma olhada la no meu blog, o post do crime e castigo... acho q consegui arrumar xD

    beijoo
    =*

    ResponderExcluir