quinta-feira, 10 de junho de 2010

A coleira do cão

A coleira do cão

Rubem Fonseca
Edição: 1
Editora: Agir
Ano: 2010
Páginas: 256

Essa coletânea de contos é o segundo livro de Rubem Fonseca. No primeiro, “Os Prisioneiros”, o autor conta historias de personagens que são prisioneiros de si mesmo. Neste, os personagens são como o cão do poema do início do livro: “com grande esforço arranca-se da cadeia e foge. Mas preso à coleira, vai arrastando um bom pedaço da corrente”.

Apesar de o livro ter só oito contos, Rubem sublinha sua maestria ao principiar o alfarrábio com a continuação da história do halterofilista de “Os Prisioneiros” (que também está presente em um dos contos de "Lucia MacCartney"). E ainda vale citar que o último conto é protagonizado pelo delegado de policia Vilela, um dos protagonistas do romance do livro “O Caso Morel”. (Adoro essa conexão de personagens e histórias!)

A violência e a sexualidade – muito presentes nas obras do autor - são abrandadas nesse livro para destacar os conflitos psicológicos dos personagens. Quase todos os protagonistas conquistaram alguma liberdade, mas se veêm confusos justamente por se acharem “com a coleira ainda presa ao pescoço, mas arrastando a corrente”, e ao mesmo tempo se ressentirem da ausência do “dono”.

3 comentários:

  1. O Rubem Fonseca segue sendo líder em seu blog! A violencia e sexualidade sempre presentes nos contos do autor te seduzem tanto? rs

    ResponderExcluir
  2. É que to lendo tudo do véio esse ano...
    E esses primeiros livros dele só tem isso!

    ResponderExcluir
  3. uhm... quase nao leio livros de contos. to meio pobre nesse genero... preciso ler maaaaaaais ( pq sempre chego a essa conclusao?). parabens pelo post, curtos e objetivos.

    ResponderExcluir