A coleira do cão
Rubem Fonseca
Edição: 1
Editora: Agir
Ano: 2010
Páginas: 256
Essa coletânea de contos é o segundo livro de Rubem Fonseca. No primeiro, “Os Prisioneiros”, o autor conta historias de personagens que são prisioneiros de si mesmo. Neste, os personagens são como o cão do poema do início do livro: “com grande esforço arranca-se da cadeia e foge. Mas preso à coleira, vai arrastando um bom pedaço da corrente”.
Apesar de o livro ter só oito contos, Rubem sublinha sua maestria ao principiar o alfarrábio com a continuação da história do halterofilista de “Os Prisioneiros” (que também está presente em um dos contos de "Lucia MacCartney"). E ainda vale citar que o último conto é protagonizado pelo delegado de policia Vilela, um dos protagonistas do romance do livro “O Caso Morel”. (Adoro essa conexão de personagens e histórias!)
A violência e a sexualidade – muito presentes nas obras do autor - são abrandadas nesse livro para destacar os conflitos psicológicos dos personagens. Quase todos os protagonistas conquistaram alguma liberdade, mas se veêm confusos justamente por se acharem “com a coleira ainda presa ao pescoço, mas arrastando a corrente”, e ao mesmo tempo se ressentirem da ausência do “dono”.
O Rubem Fonseca segue sendo líder em seu blog! A violencia e sexualidade sempre presentes nos contos do autor te seduzem tanto? rs
ResponderExcluirÉ que to lendo tudo do véio esse ano...
ResponderExcluirE esses primeiros livros dele só tem isso!
uhm... quase nao leio livros de contos. to meio pobre nesse genero... preciso ler maaaaaaais ( pq sempre chego a essa conclusao?). parabens pelo post, curtos e objetivos.
ResponderExcluir