terça-feira, 8 de junho de 2010

Lolita

Lolita



Vladimir Nabokov
Edição: 1
Editora: Companhia de Bolso
Ano: 2007
Páginas: 369


Depois de muito tempo intimidado pelo tamanho do alfarrábio e suas letrinhas, consegui ler esse ano Lolita! Escrito pelo russo Vladimir Nabokov e publicado em 1955, o livro ficou famoso por ter sido um dos mais polêmicos já publicados – foi rejeitado por diversas editoras.

O romance é narrado pelo protagonista Humbert Humbert, professor de poesia com grandes traumas psicológicos, que se apaixona por Dolores Haze, sua enteada de doze anos. Ao menos o professor conta com algum bom senso ao se definir como pervertido e ao lidar com os dilemas morais de seus desejos.

Se você acha a historia de um maluco tarado deve ser escrota, prepare-se porque esse é um dos livros com foco narrativo mais diferente e interessante que você irá encontrar.

Desde o início o livro surpreende - sua introdução é sensacional. A primeira parte da obra parece um filme europeu Cult psico-erótico; em seguida transforma-se em um drama suburbano estadunidense; logo depois torna-se um estilo de Road Movie, com uma viagem de carro interminável; aí vem uma parte de mistério com um quê de Agatha + Hitchcock; e por fim vira um clássico drama policial de filme B.

Sacaram como tem uma mistura de estilos cinematográficos? Pois é, apesar de criticas e preconceitos, o que veio depois desse velho livro foi progresso...

Falando em cinema, existem duas versões cinematográficas do romance, a primeira de 1962 de Stanley Kubrick; e a outra de 1997 dirigida por Adrian Lyne. Nunca vi mais do que 5 minutos da antiga e a mais nova "vi" em algum corujão e estava bebendo e conversando com amigos... Ou seja, nunca vi e não sei nada sobre as duas. Dizem que ambas são boas. Veremos...

Se possível, coloque o asco e o preconceito de lado e caia dentro desse interessante e denso livro. A pedofilia é o tema secundário, a paixão doentia do adulto pela menina e seus desdobramentos que são a verdadeira trama.


P.S.: Poderia falar de várias curiosidades sobre o livro, como a música do The Police que homenageia a obra, ou às mais de 100 capas (interessantes, bizarras e diferentes) que existe só para este livro, mas a falta de tempo e paciência me fizeram ser breve e só falar de uma: de tanto repetir, o autor fez surgir duas gírias de natureza sexual com o livro, lolita e ninfeta, ambas referem-se à meninas menores de idade ou adolescentes que são sexualmente atraentes e/ou precoces.

Um comentário:

  1. lolita!!! ha um tempo atras eu apenas havia ouvido falar nesse nome mas nao sabia muito sobre a obra.... um dia começou a passar esse filme e assisti apenas o começo da historia... parei de ver o filme pra poder ler o livro! ( como sempre dando preferencia aos livros) me interessei e achei que a obra seria melhor apreciada em livro... dai ainda nao o li, falta de oportunidade de te-lo em maos ( eu sou fraca na aquisiçao de livros =/) e devido a minha lista ja estar grande e a falta de tempo de ler... enfim, acho, na minha opiniao que esta obra é classica, e claro ainda quero le-la!

    e o que eu disse, preconceito e criticas do genero a parte... analisaramos o inovaçao do autor.. uma questao ( será que era intençao do homem apenas aproveitar-se da menina, ou ele realmente - apesar de nos parecer dificil - teve um envolvimento sentimental com ela?)

    enfim, nada de aprofundamento por aqui, mas esta é uma obra que dá margens para vaaaarios questionamentos.
    assim q eu gosto!!! beijooo, belo post xD

    ResponderExcluir