terça-feira, 6 de abril de 2010

Coleção História das Cruzadas (3 volumes)

Coleção História das Cruzadas

Steven Runciman
Editora Imago

Eu nunca soube muito sobre Cruzadas. Acreditava ter sido um conflito religioso escroto, em que os europeus saíram invadindo o Oriente Médio para reclamar locais santos e pronto.

Quando vi a promoção dessa trilogia na Submarino, comprei correndo. Apesar do susto com as quase 400 páginas de cada volume, aprendi que as Cruzadas foram muito mais do que um simples conflito religioso.

Valeu à pena ler.  A coleção relata tudo sobre as nove Cruzadas (além das semi-cruzadas entre elas), e o autor se baseia em fontes européias, bizantinas, judias, armênias e árabes.

O escritor, Sir James Cochran Stevenson Runciman, que morreu em 2000 com 97 anos, foi um historiador inglês especializado e conceituado na área de Idade Média e Cruzadas.

Nascido em uma família de magnatas do ramo de transportes marítimos, com membros no parlamento britânico, diz-se que já lia em latim e grego desde os cinco anos de idade.

Amigo de George Orwell e colega de Aldous Huxley, Steven Runciman foi ainda discípulo do grande historiador J. B. Bury. Para realizar suas pesquisas históricas de forma completa passou a dominar um número incrível de línguas, como árabe, turco, persa, hebraico, siríaco, armênio, georgiano, etc.

Aos 35 anos, Steven recebeu uma enorme herança de seu avô e decidiu abrir mão de tudo para viajar pelo mundo.

Instalou-se na Turquia e passou a lecionar Arte e História Bizantina na Universidade de Istambul. Lá começou sua pesquisa sobre as Cruzadas, que originou sua obra mais conhecida, História das Cruzadas, publicada em três volumes em 1951, 52 e 54.

Apesar de ter sido um inglês conservador e excêntrico, Steven Runciman não era um típico historiador catedrático. Conhecido por ser espirituoso e dono de um enorme senso de humor, fez amigos em todas as camadas sociais nos mais diferentes países em que esteve. Um amigo disse que em sua vida ilustre, "tocou duetos de piano com o último imperador da China, leu cartas de tarô para o rei Fuad do Egito, quase morreu no bombardeio feito pelos alemães ao Hotel Pera Palace, em Istambul, e obteve por duas vezes o jackpot nos caça-níqueis de Las Vegas".

Praticamente um Indiana Jones!


História das Cruzadas - Vol. 1
Ano: 2002
Edição: 1
Número de páginas: 344
Trata da história da primeira Cruzada desde suas origens, no século XI, até seu declínio, no século XIV. Enquanto a Europa encarava as expedições com romantismo e idealismo, o Oriente Médio sofreu com  violentas invasões bárbaras.


História das Cruzadas - Vol. 2
Ano: 2002
Edição: 1
Número de páginas: 456
No segundo volume, Steven Runciman apresenta toda a história e a descrição completa do reino de Jerusalém, e suas relações com os povos do Oriente Próximo. Narra-se ainda a segunda e a terceira Cruzadas, que ocorreram no século XII e terminaram tragicamente.


História das Cruzadas - Vol. 3
Ano: 2003
Edição: 1
Número de páginas: 467
No derradeiro volume, aborda-se a história do reino de Acre e das últimas Cruzadas, além da violenta expulsão definitiva dos europeus e suas ordens, do Oriente Médio.

Nota: 9,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário