domingo, 18 de abril de 2010

Meus hábitos de leitor



25 anos! Nesse ¼ de século de vida cultivei muitas manias e hábitos. Nem todas saudáveis e úteis. Acredito que muitos não irão entendê-las...

Mas, outro dia  li uma  frase que sintetiza muito o que penso sobre literatura: “conversar sobre livros com não leitores é como conversar sobre sexo com virgens”. E, por acaso nesse mesmo dia encontrei uma lista sobre hábitos de leitura de um bloguista. Não me identifiquei com vários hábitos dele, mas pensei “por que não fazer uma lista minha?”

Creio que alguns dos hábitos da lista abaixo são comuns a vários leitores, enquanto outros são excentricidades só minhas. Eis meus hábitos:


1. Se eu não gosto do livro nos primeiros capítulos, ponho o livro de volta na pilha dos que irei ler depois.

2. Importo-me muito em emprestar livros. Só empresto para quem confio muito!

3. Constantemente tento aumentar minha biblioteca e organizá-la o melhor possível.

4. Receber presentes é bom, mas livros é sensacional!

5. Às vezes leio mais de um livro ao mesmo tempo. Aí, eu fico revezando: quando leio o capítulo de um, vou para o outro livro; quando leio um capítulo deste, volto para o anterior.

6. Compro livros por impulso. Com isso alguns ficam anos na pilha até eu pegá-lo para ler.

7. Gosto tanto de comprar livro que quando vejo promoções e créditos em livrarias fico na neura pra comprar unzinho.

8. Gosto de ler e beliscar algum petisco. Só que fico puto com farelos e respingos nas páginas!

9. Leio fácil em lugares barulhentos. Me abstraio e fico no mundinho do livro. Mas às vezes uma conversa em alto tom pode chamar minha atenção e me deixar fora de sintonia com o livro.

10. Ler em veículos nunca me deu náusea ou dor de cabeça. E ler no ônibus, metro e/ou barca é uma necessidade quando estou desacompanhado.

11. Não me incomoda que leiam por cima de meus ombros. E se estiver sem livro, também lerei por cima do ombro dos outros!

12. Sempre que vou para rua carrego livros.

13. Não me importo de terminar um romance muito bom e, apesar de estar com a história ainda na cabeça, começar outro no mesmo dia.

14. Leio com prazer infantil livros infantis e infanto-juvenis.

15. Raramente leio revistas ou jornais. Atualmente minha atualização é via blogs, portais e outros meios.

16. Adoro livros com papel diferente!

17. Não suporto e-books!

18. De vez em quanto, leio algum trecho em voz alta quando estou sozinho.

19. Gargalho lendo partes engraçadas, independente de platéia.

20. Não me importo muito de parar o capítulo no meio, mesmo que não tenha nenhuma indicação da parte em que parei na página.

21. Coleciono e tenho vários marcadores de página.

22. Tem vezes em que perco a página onde parei e quando vou procurar a parte onde estava, percebo espantado que houve trechos que não li prestando muita atenção.

23. Às vezes, quando estou distraído ou com sono, percebo que passei os olhos por uma página inteira sem ter entendido bulhufas.

24. Prefiro ler peças de teatro a assistir a peças de teatro.

25. Há anos não entro nas bibliotecas da minha cidade.

26. Importo-me muito que me contem o final do livro. Mesmo acreditando que quando o livro é realmente bom, o recheio é que é importante.

27. Leio e escrevo críticas ou resenhas sobre livros.

28. Anoto todos os livros que li, indicando seus nomes e o mês em que os li desde 2001.

29. Gostaria de fazer anotações nos livros, mas não tenho esse hábito.

30. Marco as páginas que encontro trechos que acho interessantes.

31. Valorizo muito a integridade física dos livros.

32. Odeio emprestar um livro e recebê-lo com orelhas ou deformado.

33. Tenho ódio de livros que ficam no sol e entortam.

34. Planejo quais livros irei ler no mês seguinte.

35. Páginas amarelas ou mofadas não me espantam.

36. Adoro pechinchar em sebos!

37. Tenho uma lista de livros que quero comprar ou ganhar.

38. Quando gosto de um autor, tento ler todos os livros dele.

39. Ultimamente tenho seguido um tipo de ordem nos livros que leio mensalmente.

40. Meu sonho é ler mais de100 livros em um ano!

Muitos costumes de maluco, não?

Mas me divirto muito com eles! Que venham mais nos próximos 25 anos!

2 comentários:

  1. Uau!
    Arrasou no post!

    Os itens 5 e 22 são clássicos!!
    O 6 arrasa com a gente, hauha!

    See U!!

    ResponderExcluir
  2. ahhahah como uma leitora compilsiva eu tbm tenho manias... leio dois livros ao mesmo tempo, e sempre tem um melhor do que o outro, ai eu sempre leio mais o livro ruim primeiro pq fico com peso na consciencia de pegar o bom e deixar o ruim de lado tadinho =/
    quanto as minhas manias eu me identifiquei com os itens: 1,5,9, 12 (essa e tipica de mim, nao saio sem um livro na bolsa) 17,19,20,23,26,27,28,37,38...

    eu incluiria ainda outros topicos " releio e grifo trechos que achei interessantes" ou " deixo de ver filmes adaptados ao livro, para le-lo primeiro"


    post nota 1000 esse!!!

    ResponderExcluir