quarta-feira, 14 de abril de 2010

Uma breve história do mundo

Uma Breve História do mundo


Geoffrey Blainey
Edição: 2
Editora: Editora Fundamento
Ano: 2007
Páginas: 344

A história da civilização é uma saga cheia de altos e baixos, e ainda assim fantástica. Esse livro foi escrito embasado em consagrados estudos acadêmicos e com trechos que deixam os curiosos levemente saciados!

Geoffrey Blainey é um dos historiadores mais bam bams da atualidade. Com respeitáveis 80 anos e mais de 30 livros publicados, ele se especializou em praticamente todos os ramos da história. Mas infelizmente no Brasil só traduziram e publicaram “Uma breve história do mundo” e “Uma breve história do século XX”.

No livro em questão, o autor explica a história de maneira sucinta e objetiva (quase um “fast-food” informativo), e vai além, descrevendo a geografia de locais onde civilizações floresceram e sucumbiram, sem deixar de fazer uma breve analise sobre o legado que deixaram. A história como um todo e as relações entre diversos povos são analisadas de forma célere e didática, sem ser catedrático o suficiente para dar dores de cabeça aos leigos, e nem vãs o bastante fazer um expert atirar o livro pela janela.

Os fatos e suas conseqüências são bem ligados fazendo o leitor praticamente caminhar passo a passo pela história. Lógico que muita coisa ficou de fora, mas o que mais me decepcionou foi à falta de ilustrações e floreios que talvez favorecessem uma melhor absorção do mínimo que se deve saber sobre uma breve história do mundo!

Nota 7,0


Ps: uma breve ilustração que floreia o suficiente uma breve história da civilização:

Nenhum comentário:

Postar um comentário