Os Carbonários
Alfredo Sirkis
Editora: Record
Ano: 1998
Páginas: 432 páginas
Vencedor do Prêmio Jabuti de 1981 e no topo das listas de mais vendidos por mais de dois anos, esse é considerado um dos melhores romances sobre os anos de chumbo. No livro, Alfredo Sirkis constrói uma narrativa intensa, envolvente e repleta de suspense, que relata 43 meses de sua vida, entre outubro de 1967 e maio de 1971.
O autor conta como deixou de ser um estudante pimpão do Colégio Aplicação para tornar-se um guerrilheiro urbano “legalize” com fortes convicções.
Apesar da força gigantesca e esmagadora do regime militar, as memórias de Sirkis revelam como ele e várias figurinhas políticas conseguiram deixar a sua marca no combate à ditadura, seqüestrando embaixadores, libertando presos políticos e emboscando oficiais do mal.
Retrata-se na obra o ápice da força de vontade e a malandragem na luta contra o regime totalitário, até às traições, assassinatos, fugas e desilusões que a guerrilha sofreu.
O livro é um excelente relato histórico sobre a nossa ditadura escrota. É sensacional a parte em que Sirkis conta em suas memórias as façanhas e dilemas do Capitão Carlos Lamarca. Uma ótima pedida para ler nesse ano de eleição!
P.S. Parei de dar notas, mas a desse livro seria 10!
Parou de dar nota pq?! Tem q ter uma avaliação do crítico.
ResponderExcluirPorque os livros sentem ciúmes, porque não me julgo tão bom avaliador, porque li alguns em momentos em que onde o humor influênciou na nota, etc.
ResponderExcluirExplico melhor tudin, tin-tin por tin-tin, no balanço desse mes