segunda-feira, 12 de abril de 2010

O Apanhador no Campo de Centeio


O Apanhador no Campo de Centeio 

Jerome David Salinger
Edição: 1
Editora: Edição do Autor
Ano: 1999
Páginas: 207

Escrita em 1945 e publicada em 1951, é considerada a melhor obra do excêntrico, recluso e recentemente falecido escritor estadunidense J. D. Salinger. O livro narra um final de semana na vida de Holden Caulfield, um adolescente de 16 anos vindo de uma família abastada de Nova York. Holden está voltando para casa mais cedo no inverno, pois foi expulso devido a suas notas horrorosas. Durante o caminho ele decide fazer uma excursão adiando o confronto com a família.

Nesse desvio Holden vai refletindo sobre a vida, repassando sua curiosa visão de mundo e tentando definir o que irá fazer de seu futuro. Antes de enfrentar os pais, procura algumas pessoas importantes para ele (um professor, uma antiga namorada, a sua irmãzinha) e tenta explicar-lhes (e entender) a confusão que passa pela sua cabeça.

Este livro praticamente inventou a adolescência, pois antes dele, esta era considerada uma simples passagem entre a juventude e a fase adulta, sem importância alguma. Por meio de um estilo direto, cortante e coloquial o autor deu um valor novo e real à confusão que passa pela cabeça dos que estão nesta fase da vida.

Confesso que li esse livro sem saco, e na época não gostei muito, pois esperava mais do livro. Tenho que reler o alfarrábio para reavaliar!

Nota: 6,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário