quarta-feira, 21 de abril de 2010

O Perfume: a história de um assassino




O Perfume: a história de um assassino

Patrick Süskind
Edição: 2006
Editora: Record
Ano: 2006
Páginas: 254

Escrito pelo alemão Patrick Süskind o romance foi publicado pela primeira vez no ano em que eu nasci, 1985. Esse romance já vendeu mais de 15 milhões de cópias em quarenta línguas. Foi eleito, na Alemanha, o livro da década de 80.

A história começa em Paris em 1738 com nascimento do protagonista, Jean-Baptiste Grenouille, filho de uma feirante que o abandona junto a restos de peixes em um mercado parisiense. Após a morte de sua mãe, sobrevive a doenças e pestes em diversos lares miseráveis.  Grenouille cresce sobrevivendo ao repúdio, a acidentes e doenças. E, ainda jovem, descobre que sua sensibilidade olfativa é apuradíssima, ao mesmo tempo em que ele mesmo não exala cheiro algum.  Jean então parte em busca da essência perfeita, do perfume que poderia seduzir e dominar qualquer pessoa.

Baseado em teorias naturalistas e idéias freudianas, este livro é relativamente pequeno e possui uma narrativa muito bem construída e com uma história fantástica e extremamente envolvente. Eu não vou escrever mais nada sobre a trama para evitar qualquer “spoiler” ou desencanto de um possível leitor. Mas ressalto que esse é dos melhores livros que já li.

Considerado inadaptável para a linguagem cinematográfica, o livro foi transformado em filme em 2006, pelo diretor alemão Tom Tykwer (de “Corra, Lola, Corra”). O filme conta com um elenco de celebridades, como Dustin Hoffman e Alan Rickman. O orçamento da produção extrapolou o valor de 50 milhões de euros. Eu ainda não assisti, mas, como sempre, acredito que mais uma vez vou me decepcionar com a adaptação.


Nota: 10,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário