sexta-feira, 9 de abril de 2010

O Hobbit


O Hobbit

J.R.R. Tolkien
Edição: 3
Editora: WMF Martins Fontes
Ano: 2009
Páginas: 298

Tolkien começou a escrever “O Hobbit” logo após encontrar um papel em branco em meio às provas que corrigia. Sem que ele mesmo soubesse por que escreveu “Em um buraco no chão vivia um hobbit”. Anos depois o manuscrito incompleto do livro foi lido acidentalmente pelo filho de 10 anos do dono de uma das maiores editoras do Reino Unido. O garoto exigiu a publicação!

O livro narra a história do hobbit Bilbo Bolseiro que de supetão é tirado de sua enorme e confortável toca pelo misterioso mago Gandalf e 13 anões (Dwalin, Balin, Kili, Fili, Dori, Nori, Ori, Oin, Gloin, Bifur, Bofur, Bombur e Thorin Escudo-de-Carvalho). O grupo busca reaver um reino e seu tesouro roubados pelo dragão Smaug. Até encontrarem com este inimigo os 15 passarão por muitos perigos e aventuras. E no fim da jornada novas ameaças surgirão!

Com o sucesso do livro, os editores pediram a sua seqüencia. Foi assim que nasceu o “Senhor dos Anéis”, história que se passa 60 anos depois de “O Hobbit”. Por isso o livro é considerado um prelúdio da saga, introduzindo personagens e locais importantes da Terra-Média, como Gandalf, Enrold, Valfenda e Gollum. E apesar da importância que o anel tem na história, o mega vilão Sauron não tem relevância nenhuma para o contexto dessa narrativa.

O livro é aparentemente infanto-juvenil, mas não possui as fórmulas típicas deste estilo. O enredo é rico e possui qualidade suficiente para prender e entreter o leitor. Tolkien consegue deixar a história empolgante tanto nos momentos de silêncio quanto nos de intensa ação.

Não há maniqueísmo no livro. Não existe um nobre bonzinho, nem um vilão malvadão. Todos são movidos por sentimentos e ambições cometendo não só ações escrotas e egoístas, como também nobres e altruístas.


Parece que estão finalmente produzindo o filme. Apesar de eu não ter muitas expectativas, creio que a história deve ficar boa na telona.

Um livro fácil e gostoso de ler. Uma excelente pedida!

Nota: 10,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário