Agosto
Rubem Fonseca
Edição: 1
Editora: Companhia das Letras
Ano: 1990
Páginas: 352
Este foi o primeiro livro que li do mineiro “acariocado” e recluso. A historia gira em torno do atentado contra o jornalista Carlos Lacerda na rua Tonelero e dos acontecimentos subseqüentes que ocorreram em agosto de 1954.
Com toda certeza essa é uma das melhores obras de Rubem Fonseca. Não é só um romance investigativo, mas também uma ótima ficção histórica. A trama é bem construída, os diálogos são inteligentes e os personagens excelentes – com um destaque especial para o protagonista sombrio, conflituoso e sofredor, o Comissário Matos.
Retratando o clima sinistro do Rio de Janeiro da década se 50 – uma capital cheia de corrupções, marginais, falcatruas e violência – o livro tem um final com uma parte esperada e bem retratada e uma outra parte surpreedente que é daquelas que você lê e fala “PUTA QUE PARIU, como assim?”, e relê pra vê se aconteceu aquilo mesmo.
E você com certeza ainda vai ficar triste achando que 350 paginas foi pouco!
Pra quem não sabe, ou é um desses preguiçosos que prefere ver filme ao invés de ler, tem a adaptação que a Globo fez em 1993. A minissérie Agosto faz uma excelente reconstrução da época e reune um dos melhores e maiores elencos em uma produção (dessa emissora) que realmente preste.
Eu lembro muito pouco da série, até mesmo porque só vi mesmo em 1995 e minha memória do que assisti com 10 anos é meio falha. Mas a música triste e pesada, o clima sombrio e de época, além das cenas de violência e putaria ficaram bem gravadas em um cantinho do meu HD.
Vou tentar arranjar para rever.
Nenhum comentário:
Postar um comentário