quinta-feira, 13 de maio de 2010

A Grande Arte

A Grande Arte

Rubem Fonseca
Edição: 1
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2008
Páginas: 341

Romance e best-seller de 1983, foi o primeiro tendo como o protagonista (e pseudo narrador) o advogado Mandrake.

Tudo começa com uma prostituta assassinada com uma letra P desenhada a faca no rosto. Mas essa premissa é fraca se comparada com a obra como um todo. O lado negro do Rio de Janeiro é retratado de forma atemporal e bem fiel. Para um leitor carioca, a história vai facilmente passar pela cabeça como um filme.

Personagens fortes, distintos e cheios de atitude pipocam pelo livro. A luz do holofote esta sobre Mandrake, lógico! Mas outras personagens como o milionário Thales, o anão negro “Nariz de Ferro”, o boliviano Camilo Fuentes ou o habilidoso Hermes deixam a obra muito bem temperada!

Tem bastante violência e sexo (dois requisitos essenciais nas obras de Rubem Fonseca). A arte do PERCOR dá o tom na violência e as namoradas simultâneas de Mandrake condimentam o sexo.

Para incautos fãs ou ignorantes ou preguiçosos, o livro foi tão aclamado no Brasil e lá fora, que foi adaptado para o cinema pelo nosso Walter Salles em 1991, com o roteiro escrito (e reescrito mais de vinte vezes) por Rubem Fonseca. É considerado um dos filmes mais caros do cinema brasileiro – cinco milhões de dólares!

Lógico que no filme muda tudo, o malandríssimo advogado Mandrake, vira o fotografo com cara de bobalhão Peter Mandrake, que vai investigar o assassinato de uma amiga prostituta. Nunca vi o filme, mas a premissa e o elenco global me deixam com um “carrapato” atrás da orelha. Está na lista junto com a minissérie Agosto.

3 comentários:

  1. Por que quem lê o livro gosta de criticar o filme/sériado?

    Eu mesmo respondo, o livro deixa você a vontade para tirar suas próprias conclusões e refletir sobre, o filme/seriado é a visão do diretor/cineasta sobre o livro que você leu, normalmente diferente da sua, pois cineasta é tudo meio maluco! rs

    abcs

    ResponderExcluir
  2. Não é só isso Gabriel. Muitas vezes o filme é a versão que deu para pagar ou a versão que alguém quer dar para uma obra já consagrada.

    Muitas vezes falta criatividade mesmo para o cara resumir tudo em 2 horas de imagem e som.

    Tem coisas que só no papel, assim como tem coisas que só na telinha mesmo!

    ResponderExcluir
  3. oieeee. ahh quero saber quais livros empolgantes que voce tem pra me indicar xD vao ser bem vindos.
    Todos os livros que voce posta aqui, vc ja leu? ou é mesmo apenas indicaçoes?
    muito bom seu blog, gosto sempre de vir aqui conferir as novidades.
    beijos

    ResponderExcluir