quinta-feira, 27 de maio de 2010

Na Natureza Selvagem

Na Natureza Selvagem

Jan Krakauer
Edição: 7
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2008
Páginas: 214

Você já teve vontade de chutar o balde, largar tudo e cair no sozinho mundo? Sempre também? Pois é. Esse livro fala de pessoas que fizeram isso.

Escrito pelo louco aventureiro, alpinista e jornalista Jon Krakauer, foi primeiramente um artigo para a revista Outsider, tornando-se em seguida o livro em questão. A história foca a vida de Chris McCandless, jovem de uma família rica do leste estadunidense que abre mão do brilhante diploma e de suas economias para buscar sua verdadeira essência.

A trajetória da vida de Chris é invejável. Após mudar de nome, ele buscou se afastar da sociedade e buscou o autoconhecimento testando seus limites. Passou a ser conhecido como “Alexander Supertramp” e em sua jornada louca e sem destino pelas terras norte-americanas conheceu pessoas incríveis, visitou lugares fantásticos, e venceu seus medos e traumas, sempre acompanhado por uma "pequena pilha" de livros.

Jon Krakauer refaz os percursos de Chris de forma bem emocionante, contando ainda historias de outros aventureiros solitários que desbravaram as partes mais inóspitas da America setentrional. O autor ainda conta uma façanha sua, conseguindo incluir-se no rol daqueles que viveram à margem da sociedade por a desprezar, pegando carona, circulando em carros velhos ou indo à pé mesmo, para viver em acampamentos, cidades-fantasmas ou na natureza selvagem.

A narrativa é envolvente, apesar dos momentos amargos onde o autor explora erros bobos que foram fatais. No fim, vemos como poder ser alto o preço da busca pelo autoconhecimento convivendo e contando somente com si mesmo.

Se você não viu o filme e não quer ler este livro, pare tudo e vá assistir agora!

O filme é sensacional e conta de uma maneira única a vida de Chris – e, como sempre, inevitavelmente corta muita coisa. Dirigido por Sean Penn e interpretado por Emile Hirscho, considero essa adaptação  perfeita. A fotografia é linda, a trilha sonora é fantástica – inclusive, é o primeiro álbum solo de Eddie Vedder – e o roteiro é excelente. Imperdível!

Era Chris um aventureiro heróico ou um idealista ingênuo? Um rapaz que arriscou tudo ou um trágico garoto que respondeu como pode a uma sociedade extremamente doente? Um jovem americano perdido ou um Thoreau rebelde dos anos 1990?

Para mim, Chris buscou as respostas em si mesmo e por si mesmo, para tentar desvendar o caminho que queria trilhar e encontrar o seu lugar no mundo. Agiu como achou correto, tentou ser fiel aos seus princípios e a si mesmo... Mas eu paro por aqui, pois não quero escrever nenhum spoiler.

Só sei que amo esse livro e esse filme. Os dois fazem com que você sinta aquela vontade louca de cair na estrada...


Um comentário:

  1. Se encontrar e saber o que realmente queremos e muito importante para dar um sentido na nossa vida. As vezes, algumas pessoas se deparam no meio da vida e passam a se perguntar o que realmente quer ou fez da vida. Acho que nós, enquanto jovens, temos que nos perguntar isso e descobrir para poder dedicar nossas forças a isso.


    Faz eraaaaaaaaas que eu to atrás desse livro. Conheci a historia através do filme, e sei já o que acontece no final. Mas deixei de ver o filme pra poder ler primeiro o livro, e ate hj não fiz nenhum nem outro. É justamente atrás de um livro desse estilo que to atrás!!! Que faz a gente se envolver e prender a historia.
    Quem classificaria Chris como um “idealista ingênuo” eu chamaria essa pessoa de fraca e medrosa. Porque esse rapaz foi em busca daquilo que ele realmente queria. E eu, particularmente, acho isso muito mais significativo e heróico do que viver uma vida que nunca quis e sucumbir ao sistema sem questionamentos.
    Me identifico muito com o personagem ( apesar de não ter lido, eu conheço bem já a historia!)
    Onde vc encontrou esse livro alfarrabista? Tempos que o procuro... xD se quiser me empretas ahahaha prometo que devolto xD

    ResponderExcluir