quarta-feira, 5 de maio de 2010

Truco, Xadrez e outras guerras

Truco, Xadrez e outras guerras



José Roberto Torero
Edição: 1
Editora: Objetiva
Ano: 1998
Páginas: 184

Li este livro com muitas expectativas, pois o primeiro que li da coleção Plenos Pecados, sobre a inveja, “O Mal Secreto” é fantástico.

O pecado nesse livro é a ira. A narrativa é bacana e diferente, pois retrata a construção de um cenário de guerra, indo do Rei ao soldado, como se estivesse arrumando um tabuleiro de xadrez. As personagens não têm nomes, são distinguidos por suas patentes, cargos ou profissões. A cereja na ponta do sorvete do romance está nos interesses e reações por trás de cada estrato na estrutura militar e social de cada personagem. A história se conduz de forma simples, prazerosa e tranqüila de ler.

Mas o autor, José Roberto Torero fugiu ou esqueceu-se do tema, pois não há quase nada sobre o pecado ira no livro. E apesar da narrativa ser muito bem contada, a guerra é de mentirinha e às vezes beira o inverossímil, com uma misturada danada de idéias Hollywoodianas e a Guerra do Paraguai.

Esse foi o primeiro livro que li de José Roberto Torero Fernandes Júnior, santista, escritor, cineasta, roteirista, jornalista e colunista de esportes. Consagrado por romances históricos famosos como Chalaça e Terra Papagalis. Eu ainda quero ler outros livros dele, mas a fuga do tema e a falta de realismo da história me decepcionaram e deixaram uma leve má impressão.

Um comentário:

  1. o que esse cara não faz da vida? com tantas atribuições só podia dar em IRA mesmo

    ResponderExcluir