sexta-feira, 26 de março de 2010

Édipo Rei / Antígona

   
Édipo Rei / Antígona


Sófocles

Edição: 1
Editora: Martin Claret
Ano: 2002
Páginas: 143

Apesar de preferir romances, eu me forço a ler peças clássicas de vez em quando – hábito que ainda não cultivei com a poesia.

Sempre vale a pena dar uma conferida nesses arcabouços da cultura ocidental. Afinal, depois de tanto marketing freudiano, deve-se checar a verdadeira história por traz do complexo de Édipo!

Para quem não sabe, Sófocles, o autor, foi um dos maiores poetas dramáticos da Grécia Antiga. Além de atuar e ser o patrono da cenografia, este helênico escreveu 123 peças que retratavam bastante a aristocracia da época.  Contudo somente sete peças sobreviveram até os dias de hoje.

Em Édipo Rei narra-se a tragédia de um grande herói que apesar de todos os esforços acaba cumprindo a terrível sina que os deuses lhe reservaram. Já em Antígona conta-se outra tragédia, onde a personagem principal, filha de Édipo com Jocasta, decide ir de encontro às leis despóticas do Estado, mantendo-se leal aos mandamentos divinos e a sua convicção moral.

Ambas as tragédias tem temas fortes e finais funestos, mas ainda assim vale à pena dar uma lida. Até porque 150 páginas de puro dialogo são lidas mais rápido que um jornal de domingo.

Nota: 6,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário