sexta-feira, 12 de março de 2010

Série do Guia do Mochileiro das Galáxias



O Guia do Mochileiro das Galáxias

Douglas Adams

Volume 1

Edição: 1

Editora: Sextante

Ano: 2004

Páginas: 208

Clássico da literatura de ficção científica, este livro vem encantando gerações de leitores ao redor do mundo com seu humor nonsense extremamente afiado. O primeiro título da famosa série escrita por Douglas Adams, que conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect. A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do Guia do Mochileiro das Galáxias, o melhor guia de viagens interplanetárias.

Recheado de situações incríveis e piadas divertidíssimas, não há como prever o que irá acontecer e cada pagina é uma surpresa. Só não dei nota máxima porque esse não é o melhor da série.

Nota: 9,0



O Restaurante no Fim do Universo

Douglas Adams

Volume 2

Edição: 1

Editora: Sextante

Ano: 2004

Páginas: 229

O que fazer quando se chega ao Restaurante do Fim do Universo? Que tal devorar um bife oferecido pelo próprio com uma Dinamite Pangaláctica porreta para acompanhar, aproveitando para assistir ao momento em que todo o universo se acaba numa enorme explosão?

A continuação das loucas aventuras de Arthur Dent e seus amigos através da galáxia começa a bordo da nave Coração de Ouro, rumo ao restaurante mais próximo. Porém eles farão uma inesperada viagem no tempo, cujo desfecho será simplesmente incrível.

Para mim este é o melhor livro da série, recheado de inesperadas confusões numa história cheia de sátira, ironia e bom humor. O estilo inteligente e sagaz de Douglas Adams prende a cada página. Uma legitima viagem, em qualquer um dos mais improváveis sentidos que a palavra “viagem” possa ter.

Nota: 10,0



A Vida, o Universo e Tudo Mais

Douglas Adams

Volume 3

Edição: 1

Editora: Sextante

Ano: 2005

Páginas: 224

Depois das loucas aventuras vividas com seus estranhos amigos, Arthur Dent fica alguns anos abandonado na Terra Pré-Histórica. Quase louco por estar preso àquela monótona rotina, Arthur inesperadamente é resgatado e acaba tendo que salvar o Universo dos temíveis robôs xenófobos do planeta Krikkit.

Este planeta, paródia da sociedade e das guerras raciais, e muitas outras inteligentes piadas, marcam este volume com varias situações hilárias. E prepare-se para uma resposta mais profunda sobre a vida, o universo e tudo mais...

Nota: 9,0



Até Mais, e Obrigado Pelos Peixes!

Douglas Adams

Volume 4

Edição: 2

Editora: Sextante

Ano: 2005

Páginas: 203

Depois de viajar pelo Universo, ver o aniquilamento da Terra, participar de guerras interestelares e conhecer as mais extraordinárias criaturas, Arthur está de volta ao seu planeta natal. Passaram-se oito anos e tudo parece igual, mas ele descobre que algo muito estranho aconteceu na sua ausência.

Curioso com a aparente normalidade e apaixonado por uma estranha garota, ele parte em busca de uma explicação. Arthur começa a desconfiar de que, ou ficou completamente maluco e tudo não passou de uma grande alucinação, ou algo de muito mais estranho esta acontecendo.

Douglas Adams se perdeu um pouco neste volume e encheu um pouco de lingüiça durante o desenvolvimento da história, mas sua peculiar ironia e talentosa narração salvam o livro. Ao buscar o que significa a estranha mensagem “Até mais e obrigado pelos peixes!” o leitor encontrará um livro com o ritmo um pouco mais devagar, mas ainda assim bem divertido.

Nota: 6,0


Praticamente Inofensiva

Douglas Adams

Volume 5

Edição: 1

Editora: Sextante

Ano: 2006

Páginas: 208

Muitos o consideram o último volume da série “O Guia do Mochileiro das Galáxia”, outros afirmam tratar-se de um título independente, que apenas tem os mesmos personagens. Parte dessa controvérsia se deve aos treze anos que separam este livro da primeira aventura de Arthur Dent, já que Adams iniciou a coleção no final dos anos 1970 e somente em 1992 retomou a história.

As inúmeras mudanças políticas, culturais e tecnológicas que ocorreram durante o lapso de tempo influenciaram os rumos da narrativa e tornaram o livro especial. Contudo, apesar do novo olhar sobre seu próprio trabalho, Douglas não perdeu o tom, parece ainda mais irônico e profundo ao divagar sobre a vida, o Universo e tudo mais. Situações hilárias, personagens imprevisíveis, descrições poéticas e paisagens surrealistas se mesclam com perfeição, resultando numa trama cheia de suspense, comédia e filosofia. O autor ainda discute as relações de trabalho, as políticas corporativas, as questões éticas da modernidade e as novidades tecnológicas.

Depois de muitos anos, Arthur Dent, Tricia McMillan e Ford Prefect se reencontram. Mas o que deveria ser uma festejada reunião de velhos amigos se transforma numa terrível confusão que põe em risco a vida de todos. Com um tema tão em voga atualmente, a realidade paralela, o livro é o toque final do autor a essa divertida história.

Não importa se este livro faz parte da “trilogia” ou não – este foi o último trabalho completo do autor. Esse volume salvou a série, pois é bom, tão fácil de ler como os outros e praticamente fecha a saga.

Nota: 7,0

Um comentário:

  1. Po eu amo essa série de livros. Mas o Obrigado pelos peixes, é muito ruim... sinceramente quem for ler os livros pode ficar sem ler ele, n vai estragar nd a historia, pq o quinto ele mal cita o q aconteceu no 4º. O 5º no inicio parece q ele ainda está perdido, mas no meio pro final o livro fica bom e eu gostei do final, apesar de n ser o q gostaria de ver, achei q foi um final para a serie!

    ResponderExcluir