quarta-feira, 3 de março de 2010

No teu deserto

No teu deserto

Miguel Sousa Tavares

Edição: 2009
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2009
Páginas: 128

Um jornalista relembra uma travessia do deserto do Saara feita em 1987, em companhia de uma garota quinze anos mais jovem. Em uma jornada de quarenta dias, o narrador e Cláudia atravessaram as paisagens áridas do continente africano e viveram experiências marcantes, que muito marcaram a vida de ambos.

Este é o ultimo romance do português Miguel Sousa Tavarez, autor do consagrado e Equador. Contudo, este livro difere muito de seus livros anteriores, pois não é o típico tijolo recheado de fatos e acontecimentos históricos, mas sim uma reunião de Capa de cartolina + Quase 100 páginas + Espaçamentos gigantes entre as linhas + Desenhos do deserto + Uma história simples e muito bem escrita

E com essa ousadia, apesar dos ingredientes de uma obra medíocre, o autor explana com maestria a sensibilidade e saudosismo que se sente após viagens que nos marcam pela vida inteira.

Outro ponto forte do livro é a construção temporal da narrativa bem moderna. Certas vezes quase se visualiza um filme. Há também muitos diálogos e situações espirituosos.

O único defeito que vejo é a brevidade do livro, pois o autor deixa de se aprofundar mais na história e nos sentimentos dos personagens. Quase beira um distanciamento para com a obra.

Nota: 9,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário