segunda-feira, 22 de março de 2010

Noticias – 03: Iniciativas e ousadias


Escrevi atrasado, com pressa, sono e um pouco alcoolizado. Apesar da revisão de agora, acho que ficou breve e direto!

*

Tenho que falar de duas iniciativas que estão promovendo a leitura no Brasil.
A primeira é o Manifesto Silvestre, lançado por grupo de dez escritores "em defesa da narrativa, do entretenimento e da popularização da literatura". Eles desejam que os leitores tenham um maior acesso à tão pouco valorizada ficção brasileira.
Confira aqui o manifesto na integra aqui!

O outro empreendimento é a Caravana da Leitura, projeto que percorre cidades do interior do Brasil desde 2004, que aberto ao público em geral vende livros por preços simbólicos.
Acontece assim: eles chegam à cidade e montam uma tenda em praça pública, onde expõem os livros disponíveis, com uma equipe a disposição para auxiliar os visitantes que desejem ajuda na escolha da obra. O objetivo é aproximar as pessoas numa boa e sem compromisso, permitindo que elas se sintam parte dessa iniciativa de patrocínio à leitura.
Mais informações podem ser obtidas no site: www.projetosdeleitura.com.br

*

Por falar em iniciativa, Paula Parisot inovou de forma fantástica nessas duas ultimas semanas com o lançamento de seu novo livro, “Gonzos e Parafusos”.  Essa carioca, escritora e artista plástica, ficou de 11 a 17 de março, trancada em uma instalação que simula um quarto, no meio da Livraria da Vila, em São Paulo.
Durante esses sete dias a autora fez uma atuação performática na pele de personagem de seu romance, durante o momento em que esta fica em uma clínica de repouso.
Paula ficou vestida com roupas de época em um pequeno catre com paredes de vidro e sem poder sair, nem quando a livraria fechava. Apesar de poder cantar e falar, a autora fez um voto de não comunicar-se diretamente com ninguém.
Munida somente de caderno de notas, a autora foi alimentada a cada dia por alguma pessoa de seu círculo íntimo, respectivamente: o marido, o editor, a amiga, os sogros, a mãe, o mestre e o pai.
O resultado foi uma sensacional mistura de atuação artística com literatura. Além de uma excêntrica e inovadora forma de marketing editorial.
Vale ressaltar ainda que seu mestre é o famigerado, porém avesso à fama, Rubem Fonseca. “Gonzos e Parafusos” é o primeiro romance e o segundo livro de Paula Parisot. Seu primeiro livro, “A Dama da Solidão”, é uma coleção de 21 contos fortes com a linguagem muito próxima a de seu consagrado mestre.


*

Por falar em inovação, já notaram o boom das histórias em quadrinho?
Mas os protagonistas não são mais os fantásticos e invencíveis super-heróis, que encaram centenas de vilões mais irreais ainda. A moda agora são os clássicos da literatura universal!
Sim, os quadrinhos têm ilustrações com um estilo bem retrô, que além de combinar bastante com as obras, são muito bem feitas. É uma excelente forma de melhor gravar, ou até de entrar em contato, com livros importantíssimos de autores como Victor Hugo, Júlio Verne, Shakespeare e etc.
Apesar das obras estarem em inglês, vale à pena conferir algumas que estão na integra aqui!

Mas há também adaptações de clássicos da literatura brasileira.
Dá para encontrá-lo em algumas livrarias, mas nessa semana, o Jornal Extra lançou a promoção “Clássicos da Literatura em Quadrinhos”. Você compra o jornal na quarta-feira, paga mais R$ 5,90 e leva um exemplar da coleção de dez volumes de uma série de adaptações. Há também uma promoção rolando no site www.olivreiro.com.br!
A novidade da migração das histórias em quadrinhos para as bancas e livrarias, certamente representa um novo fôlego para a chamada nona arte. Consegue-se ainda a popularização dos clássicos, e conseqüentemente maior valorização da literatura nacional, o que alavanca o crescimento da cultura brasileira.

*

Agora se você procura grandes clássicos de graça, não deixe de conferir o portal Domínio Público. Lá você encontra um enorme acervo gratuito disponibilizado pela Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação com obras literárias, artísticas e científicas, todos com os direitos autorais em domínio público ou com a divulgação autorizada.
Você encontra lá teses e dissertações disponibilizadas pelos autores e universidades, excelentes para pesquisa acadêmica, há também obras de Machado de Assis, Fernando Pessoa, William Shakespeare, Franz Kakfa e muitos outros com direitos autorais em domínio público, encontra-se ainda obras de arte e imagens históricas e por fim vídeos históricos, documentários nacionais e internacionais e alguns vídeos exibidos na TV Escola.
Mesmo que você não goste de ler e-books, vale à pena checar essas obras que fazem parte do patrimônio cultural brasileiro e universal. Dê uma passadinha aqui: http://www.dominiopublico.gov.br.



*

Agora, se você ainda se sente cru ler obras clássicas ou acha que elas são chatas de ler, chegou uma novidade!
Jason Rekulak editor da editora americana Quirk Books, especializada em livros irreverentes, inovou inspirado em seu hobby de fazer vídeos de mash-up (mistura de trechos de clipes, filmes e programas de TV). Ele fez um rol de clássicos com direitos autorais em domínio público, como Dickens, Tolstoi e Jane Austen, e misturou com contextos bizarros e non-sense, como zumbis, monstros marinhos, andróides, etc.
Aqui no Brasil a Editora Intrinseca lançará no dia 23 de março a primeira experiência de Jason Rekulak, “Orgulho e Preconceito e Zumbis”. Em breve chegará "Razão e sensibilidade e monstros marinhos", e lá nos EUA em breve lançar-se-á ainda este ano "Andróide Karenina".
Para quem curte o gênero, tem mais uma novidade, há uma versão cinematográfica de “Orgulho e Preconceito e Zumbis” prevista para 2011, com direção de David O. Russell e Nathalie Portman no papel de Elizabeth Bennet.
Apesar da loucura, o editor diz que há um enorme esforço de transmitir a verdadeira essência das obras. Eu estou ansioso, para ler e para assistir ao filme!

Fontes:

2 comentários:

  1. Achei maneiro o negocio dos classicos em historia em quadrinhos... vou procurar!
    abraços!

    ResponderExcluir
  2. Ai interessante o "Manifesto Silvestre" (apesar do ar meio "gay" que o nome carrega...). E sempre bom incentivar a leitura. Tambem achei muito legal a caravana da leitura, que tem um ar meio "mambembe" mas sao estas pequenas coisas que alavancam, de maneira sustentavel, a cultura de um pais ( e nao inciativas paternalistas - tipo "pac", "piripaco", "upp", "saci-perere" e outros nomes e siglas ridiculos...).
    A iniciativa da escritora Paula Parisot: coisa de "rain man/prefeito maluquinho"... Cria um "factoide" para chamar a atencao, e a gente tem de "aturrar"... Fazer o que: maluco tambem e gente. Historia em quadrinhos de classicos: total "non sense" e/ou falta de criatividade. E com reinvetar a roda "meio redonda". Os classicos nasceram como livros e se consagraram como tal. Os quadrinhos tem outro contexto. E como adaptacoes de classicos para o cinema: se nao for muito cuidadoso fica uma "titica", uma decepcao. Mas fazer o que: e crise chegando as mentes sem criatividade.
    Grande site: Portal Dominio Publico. Sao estas iniciativas que mantem acessa a chama da esperanca de um Brasil melhor. Eu li uma vez que este site estava para fechar por falta de acesso... Vamos prestigiar!!!
    Ultima opiniao: Quirk Books/Jason Rekulak: Demencia pura, despedicio de tempo/dinheiro com coisas que beiram o QI negativo... Infelizmente tem gente a fim de dar uma olhada...
    Fui...

    ResponderExcluir