quarta-feira, 24 de março de 2010

Spartacus

Spartacus

Howards Fast
Edição: 1
Editora: Bestbolso
Ano: 2007
Páginas: 434

Lembra do clássico filme do Stanley Kubrick? Pois é, ele veio desse livro!

Inspirado na revolta dos escravos romanos de 73 a.C., o livro narra a trajetória do famigerado Spartacus. O ponto forte nesse livro, que além de lhe dar o charme, ainda é o tempero que o deixa saborosamente devorável, é a sensacional narrativa.

Howard Fast construiu seu livro com uma matéria-prima historiográfica muito pobre, mas com uma excelente condução narrativa, onde muitos personagens expõem seus pontos de vista de maneira unica e ao mesmo vívida.

Spartacus, é o herói da obra, mas também é o nome que pôs em evidência as rachaduras nos alicerces de Roma. Nascido na escravidão e treinado como gladiador, ele reuniu setenta mil escravos e liderou uma rebelião contra o imperialismo do "Império do Mundo".

Há uma notável crítica contra o autoritarismo e a corrupção no livro – marcas da revolta de Howard que escreveu seu livro na prisão após ser perseguido pelo neurótico senador Joseph McCarthy.

Apesar extrema dramatização e da falta de embasamento histórico, o livro possui uma narração singular, muito bem construída e recheada de personagens marcantes e bem distintos. Vale à pena ler!

Nota: 7,0

Um comentário:

  1. Hummm o livro que inspirou classico do cinema estrelado pelo mega "star" Kirk Douglas... Nao sabia que tinha sido escrito por um americano (dai as imprecisoes historicas...). Tambem e interessante saber do contexto historico em que ele foi escrito (durante os sombrios anos do "McCarthysmo"). Talves venha dai a narrativa caracteristica que vc citou.

    ResponderExcluir