quinta-feira, 18 de março de 2010

Eu sou a lenda


Eu sou a lenda



Richard Matheson
Edição: 1
Editora: Novo Século
Ano: 2007
Páginas: 296

Não estou aqui para falar do filme! Na realidade, filmes, porque esse último, de 2007, com Will Smith, é a terceira adaptação dessa obra de Richard Matheson – para os interessados, as outras versões são “Mortos que matam” ou “The Last Man on Earth” de 1964 e “A Última Esperança Sobre a Terra” ou “The Omega Man” de 1971. Cada versão marcada pelo cinema de sua década e bem distinta da outra. E chega de filmes!

Não tem como falar do livro sem antes falar do autor. Se você curte ficção científica e histórias de mistério/terror deveria conhecer Richard Matheson. Ele foi o principal roteirista e incentivador da série “Twilight Zone” (Nada relacionado à porcaria do Crepúsculo, mas sim à famigerada “Além da Imaginação”).
Todos os clássicos de terror, mistério e ficção científica têm ancestrais nas histórias de Matheson. O cara realmente tem imaginação (Sim, ele ainda vive!)!

Vale lembrar que “Eu sou a lenda” é um dos contos do livro “Eu sou a lenda”. Na realidade o mais importante e maior – os outros às vezes nem têm dez paginas.

Nele, Robert Neville é o último homem vivo sobre a Terra. Contudo, ele não está sozinho. O resto das pessoas se tornou uma espécie de vampiro, mas a principio são tão retardados que lembram mais os zumbis dos filmes atuais.

E assim, à noite Neville é a caça e de dia o caçador. Enquanto procura suas presas pelas ruínas abandonadas do que foi a civilização, Neville relembra do início da pandemia. A solidão extrema da personagem é angustiante, seus porres são homéricos e sua busca em reverter a situação se mostra cada vez mais vã.

Contudo a trama toda muda quando surge uma nova personagem. Aí que está a cereja topo do sundae, grande característica das obras de Matheson, que no meio do caos, surge com uma exceção às regras desse mundo impossível.

Paro por aqui para evitar spoiler, mas o livro é sensacional. Põe o filme na sola do chinelo, e além de bem escrito possui um final excelente!

Nota: 8,0

Um comentário:

  1. Eu vi filme... E leganzin... Bem parecido com "A ultima esperanca da Terra" (com o mega star Charlton Heston). Gostaria de dar um olhada no livro para ver como ficou a adaptacao.

    ResponderExcluir