quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

A Arte da Guerra

A Arte da Guerra - Métodos Militares

Sun Tzu & Sun Pin

Edição: 1

Editora: WMF Martins Fontes

Ano: 2002

Páginas: 354

"A Arte da Guerra", de Sun Tzu, escrito no século IV a. C., é um dos mais sábios e importantes tratados de estratégia militar. O texto aplica-se à competição e ao conflito em geral e em todos os possíveis níveis. Sua meta é a invencibilidade, a vitória sem luta. O tratado é composto por treze capítulos, onde em cada um aborda um aspecto da estratégia de guerra, de modo a compor um panorama onde todos os eventos e estratégias que devem ser abordados em um confronto racional. Tal livro foi usado por grande estrategistas militares ao longo da história, como Napoleão, Mao Tse Tung, Erwin Rommel, etc.

A Arte da Guerra foi traduzida do original somente em para o português 1995. Apesar da antiguidade do alfarrábio, nenhuma obra ou tratado é tão compreensível e atual. Com seu caráter sentencioso, Sun Tzu forja a figura de um general cujas qualidades são o segredo, a dissimulação e a surpresa, aliados com os princípios do taoísmo.

”Métodos Militares” também do século IV a.C., foi escrita por de Sun Bin, que é considerado por alguns historiadores como pseudônimo do próprio Sun Tzu, e por outros como o bisneto deste. Registros históricos descrevem este militar como brilhante desde novo e um grande estudioso da obra de seu avô. Este estrategista se consagrou logo após ser mutilado devido a uma denuncia de espionagem, passando desde então a antever precisamente as estratégias de seus inimigos. Mas seu livro é mais uma análise de A Arte da Guerra, com uma amplitude estendida, do que algo realmente inovador.

As duas obras são muito boas, dão boas noções sobre competição e enfrentamentos. Contudo, creio que faltam adornos com os princípios do taoísmo e com o contexto histórico da época, pois certas vezes os autores se comunicam por meio de símbolos e parábolas que me deixaram boiando...

Nota: 6,0

Um comentário:

  1. po achei esse livro bom, poderia ter dado pelo menos um 7,0, pelos mais de 2000 anos de história.

    ResponderExcluir