sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Cinco casos

Cinco Casos

Michael Crichton

Edição: 1

Editora: Rocco

Ano: 2000

Páginas: 192

Michael Crichton ganhou, em 1970, o prêmio de escritor médico do ano com esta obra, a única de não-ficção traduzida. Em 1994 atualizou a obra, inserindo comentários. A partir da análise de cinco casos clínicos, o autor critica a postura médica americana, que dá mais valor à tecnologia, do que a prevenção e o bem-estar dos doentes. Um exame ainda atual das instituições e da assistência médica nos Estados Unidos, apesar de ter sido escrito na década de 60.

A breve contextualização da história da medicina até a época em que escreveu o livro ajuda a entender a situação crítica que os as políticas e preços dos planos de saúde, aliados com a cultura e as práticas dos hospitais são um problema que cresce exponencialmente em todos os países. Se já estava ruim naquela época, hoje em dia então...

É um bom livro, bem crítico em relação à medicina, mas acho que apesar da revisão, ainda há certa desatualização. E apesar de já ter lido quase tudo do autor, tom de dono da verdade, juntamente com o distanciamento quase divino que ele, como médico, tem de seus pacientes, me levou a nota que achei que ele mereceu.

Nota: 7,0


Nenhum comentário:

Postar um comentário