terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

O Sillmarilion



O Sillmarilion

Edição: 4
Editora: Martins Fontes
Ano: 2009
Páginas: 467
Tradutor: Waldéa Barcellos


O Silmarillion, livro do tio Tolkien, relata acontecimentos de uma época muito anterior ao final da Terceira Era, quando ocorreram os grandes eventos narrados em O Senhor dos Anéis. São lendas derivadas de um passado remoto, ligadas às Silmarils, três gemas perfeitas criadas por Fëanor, o mais talentoso dos elfos. Tolkien trabalhou nesses textos ao longo de toda a sua vida, tornando-os veículo e registro de suas reflexões mais profundas.

É uma obra esplêndida que descreve toda a mitologia do universo de Senhor dos Anéis tim tim por tim tim. Desde o surgimento dos deuses, da criação da terra, dos homens, dos elfos e os diversos animais, passando pelo surgimento do mal de Morgoth e as inúmeras guerras decorrentes da inveja deste.

Um livro imperdível para quem admira a obra de Tolkien, grande filólogo, fluente em mais de dez idiomas, extremamente criativo e talentoso, mas infelizmente deixado de lado e tratado como o pai dos nerds.

Porque vale a pena ler? Porque é uma obra criada ao longo da vida de Tolkien. Extremamente detalhada, narra o fictício mundo do autor. O começo, as lendas e mitos, os honrados heróis, as aventuras incríveis e a constante evolução e queda do mal. Há momentos em que demora para surgir alguma ação, mas a narração histórica permeada levemente por uma análise psicológica é sedutora e leva o leitor a ânsia pela cena do início do filme de O Senhor dos Anéis.

O ponto fraco do livro é exatamente esse, a narração é cansativa e tem detalhes em excesso. Certas vezes o mal parece ser mal por que ele é e pronto. Não há uma cobertura sobre o lado do mal. E além da quantidade de nomes de personagens repetidos (fato facilmente resolvido se houvesse agnomes), há também o problema das vastas referências geográficas que não estão presentes nos mapas anexos (o que me deixava com vontade de sair desenhando naquela porcaria onde os locais poderiam estar!)

OBS: As notas vão de 0,0 a 10,00.

Nota: 6,0


Um comentário: