sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

O misterioso caso de Styles

O misterioso caso de Styles


Agatha Christie

Edição: 1
Editora: Record
Ano: 1998
Páginas: 160

O primeiro e um dos mais famosos mistérios solucionados por Hercule Poirot, o caso Styles começa quando uma aristocrata inglesa morre trancada em seu quarto, vítima de um aparente ataque cardíaco. A coisa ficaria por aí, não fosse a suspeita de envenenamento levantada pelo médico da família.

Trata-se de um marco na história do romance investigativo! Por quê? Simples, também é o primeiro livro de Agatha Christie. Publicado em 1920, foi o primeiro de muitos... Mais de oitenta! E já de cara a autora apresenta um enredo moderno, contextualizado em no típico panorama da Inglaterra pós era vitoriana.

Com esta boa receita, Agatha consagrou definitivamente um novo rumo dos romances investigativos, pondo fim ao raciocínio lógico de Holmes de Doyle ou o pessimismo e infalibilidade de Poe.

Durante a trama desconfia-se de todos e nos momentos em que há provas irrefutáveis sobre alguma personagem, o detetive as põe abaixo... Ah, e já na primeira obra encontramos o detetive baixinho famoso, valente e engomadinho, Hercules Poirot.

Recheado com intrigas e mistérios, este livrinho pequeno e fácil de ler, conquista fácil alguém que nunca leu a autora. Contudo, para um macaco velho e tarimbado como eu, falta um pouco de ação (que se existir em Agatha Christie, “será subjetiva”). Contudo, creio que este frenesi de violência não fazia parte do zeitgest da época!

Nota: 7,0


Um comentário: