quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Stonehenge

Stonehenge

Bernard Cornwell

Edição: 1

Editora: Record

Ano: 2008

Páginas: 504

Como explicar Stonehenge, um enigma tão complexo quanto às pirâmides do Egito? Qual era a finalidade desse círculo de pedras? Todos os anos, milhares de turistas seguem até a planície de Salisbury para tentar entender o grande mistério. Teria o monumento sido erguido como um templo e construído pelos druidas celtas? Bernard Cornwell recria a época da construção do monumento em uma emocionante disputa entre três irmãos pelo poder de sua tribo.

O autor faz sua narrativa de forma segura e fascinante, porém um pouco mais lenta que seus demais romances. Cornwell reconstrói a possível história em torno da construção do monumento, ocorrida por volta dos anos 2000 a.C, conjeturando os momentos importantes por detrás de seu surgimento, embasando-se nos poucos em fatos e pistas arqueológicas que existem. Mas ainda assim o autor, deixa claro em suas notas históricas, que ninguém realmente sabe quem ou por que Stonehenge foi construída.

A visita de um estranho a uma vila tribal inicia a trama. O viajante carregado de ouro e crente de outra divindade doa seu dinheiro para construção de um templo. Contudo, Hengall, o chefe da tribo enxerga como mau agouro a sua vinda... Os filhos do líder interpretam a vinda do estranho de diferentes formas, e o estranhamento entre os seus desejos e ambições é a força motriz do romance.

A trajetória dos três irmãos é conduzida sob a necessidade de um grande templo, um templo para trazer de volta o favor dos deuses. Uma excepcional narrativa, para quem gosta de ficção histórica, especialmente no que diz ao mundo pré-histórico. Os confrontos são descritos primorosamente, além das técnicas usadas para mover as pedras e construir os templos. Muito aconselhado a quem gosta de história e antropologia e sobre as hipóteses sobre o passado misterioso.

Sensacional! A riqueza da trama, envolvendo disputas tribais, políticas e religiosas é muito bem trançada. Apesar do intenso detalhamento que o autor faz, o que pode deixar certos momento do livro monótono, A sociedade tribal descrita pelo autor põe muito filme do gênero no chinelo!

Nota: 9,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário