quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

O Mal Secreto


O Mal Secreto


Coleção Plenos Pecados: Inveja

Zuenir Ventura

Edição: 1
Editora: Objetiva
Ano: 1998
Páginas: 264

“O ódio espuma. A preguiça se derrama. A gula engorda. A avareza acumula. A luxúria se oferece. O orgulho brilha. Só a inveja se esconde." Pois foi justamente sobre este pecado tão complexo que se debruçou o jornalista Zuenir Ventura durante quase dois anos. Em "Mal Secreto", o primeiro volume da coleção Plenos Pecados, da Editora Objetiva, o autor convida o leitor a um mergulho no universo daquele que foi apontado, numa pesquisa exclusiva, entre os brasileiros, como o mais conhecido dos pecados capitais.

A escrita leve e temperada com o tom coloquial de Zuenir, o que cria uma relação de intimidade já nas primeiras páginas. No desenrolar do livro, diversos profissionais e personalidades auxiliam o autor a ponderar sobre o que é a inveja. O livro mistura romance, autobiografia e jornalismo investigativo sustentado uma profunda análise sobre este pecado.

Na série de livros Plenos Pecados, sete consagrados autores latino-americanos foram escolhidos para discorrer cada um sobre cada um dos sete pecados. Tenho até medo de ler algum dos outros seis e me desapontar com a coleção, pois achei este primeiro livro realmente é sensacional.

Defeitos? Talvez um ou outro, que uma primeira leitura não os encontrou. O desenrolar do livro esta perfeito, assim como toda a narrativa. Só criticaria a falta de maior profundidade sobre o assunto “Inveja”. Contudo, como o livro é só um romance e não um estudo científico, fica tudo oquei!

OBS: Essa nota é rara, heim!

Nota: 10,0


2 comentários:

  1. No segundo post já ta dando 10... ta mt bonzinho isso aqui, eheheh!

    ResponderExcluir
  2. É que tá na ordem dos que eu li esse ano, e esse foi uma exceção em termos de nota!

    ResponderExcluir