quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Memórias de um sargento de milícias

Memórias de um sargento de milícias


Manuel Antonio de Almeida

Edição: 3

Editora: Martin Claret

Ano: 2008

Páginas: 203

O livro trata da história de Leonardo, jovem que vive na época de Dom João VI e que gosta muito mais de se divertir do que de trabalhar. O autor faz uma irresistível e bem-humorada crônica sobre o cotidiano das classes baixas de um Rio de Janeiro que sofria diversas transformações com a chegada da Corte.

Apesar de a obra ser do período romântico, ao longo da trama vários aspectos do movimento são criticados, e diversas vezes satirizados. O livro foge a diversas características do romantismo, o relacionamento amoroso não é idealizado, Leonardo não se mostra corajoso e íntegro, como nos padrões do herói romântico. Mostra-se vagabundo, irresponsável, um anti-herói. Ele não é um vilão, mas não representa um modelo de comportamento; é uma pessoa comum. E do inicio ao fim a trama também foge do estilo romântico, mas não vou por “spoiler” aqui!

Manuel Antônio de Almeida faz referências à mitologia grega, cita personagens reais, como o major Vidigal e ainda expõe várias histórias paralelas, no mesmo contexto da trama principal. Enfim, ele faz de tudo para prender a atenção do leitor para o próximo capítulo, criando assim um estilo próprio, um Romantismo irônico, e crítico à sociedade vigente na época.

Apesar de o livro ter sido escrito no século XIX durante a época do estilo romântico, tal obra está mais identificada com o Realismo, notadamente pela ausência de maniqueísmo e personagens idealizados e a existência de metalinguagem.

Contudo, essas excentricidades do livro não são o seu principal atributo, mais sim a linguagem coloquial e o excelente quadro do cotidiano de meados do século XIX. Vale muito à pena a leitura!

Nota: 10,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário