quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Os Prisioneiros

Os Prisioneiros

Rubem Fonseca

Edição: 1
Editora: Agir
Ano: 2009
Páginas: 173

Não há como negar que Rubem Fonseca tem um estilo impactante. E o autor demonstra seu inusitado estilo desde este primeiro livro, publicado em 1963. O "alfarrabio" possui 11 contos que têm o tema explicitado por sua própria epígrafe: “Somos prisioneiros de nós mesmo. Nunca se esqueça disso, e de que não há fuga possível” – Lao Tsé.

O incrível é que mais de 40 anos depois, os contos continuam extremamente contemporâneos. Essa uma das grandes qualidades de Rubem Fonseca, a universalidade de suas obras. Por exemplo, no primeiro conto, “Fevereiro ou Março”, vemos um bando de marombeiros descendo o cacete em um bloco carnavalesco.

Um livro pequeno que dá para ler em uma tarde chuvosa, ou em uma livraria escondido. Não há um padrão nos estilos de condução da história, como por exemplo, o desabafo em uma mesa de bar em “Gazela”, ou o dialogo com a namorada em “Curriculum Vitae”. Contudo, o que vale a pena é ater-se a semântica do tipo de encarceramento em que cada personagem se encontra.

Desde o primeiro livro que li de Rubem Fonseca fui conquistado pela a violência urbana paralela ao erotismo que permeiam suas historias. Definitivamente “O inimigo”, último e maior conto da obra, foi o que eu mais gostei. Em seguida vem o "Conformista Incorrigível" e "Os Prisioneiros".

O ruim do livro é mais uma opinião minha sobre o autor do que um defeito propriamente dito. As personagens e cenários apesar de serem muito bem construídos são efêmeros, o que deixa o final com um gostinho de quero mais... É mais uma qualidade do que um defeito!

Certa vez eu li que você percebe que leu um bom livro quando ao terminá-lo vem a sensação da perda de um amigo. Pois todos em todos os romances que li de Rubem Fonseca perdi grandes amigos, colegas e conhecidos, alguns só de vista.

OBS: Tenho certeza que todo mundo já leu o microconto “O Agente”!

Nota: 8,0

Um comentário:

  1. Po nunca li nenhum livro do Rubem Fonseca e como eu estou procurando um livro pra ler, vou ver se arrumo esse ai que me pareceu bastante interessante!

    ResponderExcluir