sábado, 27 de fevereiro de 2010

Ler por que?!

Para encerrar o mês, segue um textozinho que fui escrevendo ao longo da semana. Tive a idéia depois que vi no ônibus uma mãe brigando com o filho ler logo para o colégio “A Droga da Obediência”. Nem sabia que ainda mandavam ler esse livro. Eu mesmo li tive que ler ele no Palas por obrigação...

Lembrei do colégio e daquele bando de imbecis que pegava resumos do livro, deixando de ler esse livrinho gostoso de ler de Pedro Bandeira. Depois de varias abobrinhas que a mãe falou, o garoto perguntou “E para que quê vô lê isso!?” E a mãe retrucou “Porque ler é bom!”... Que ótima argumentação materna! Simples e direta. Passei o resto da semana pensando em por que ler um livro...



A leitura sempre é enaltecida pelas suas boas qualidades. Diz-se que abre fronteiras, que é essencial para a vida na sociedade, que amplia os horizontes, etc. Não há quem que discorde que ler é bom, que faz bem à saúde mental e à imaginação, que torna a pessoa mais informada e que traga vários outros benefícios!

Contudo, ao mesmo tempo em que vejo tamanho enaltecimento e valorização da leitura, não encontro muitos leitores. Será que andam lendo escondido, ou as pessoas não lêem tanto e criam essa utopia pseudo literária?

Acredito que não basta expor as benfeitorias que a leitura traz, porque ninguém faz nada por que simplesmente é bom. As pessoas precisam de algo em troca que lhes dê qualquer incentivo. Qualquer coisa que garanta ao leitor um deleite, uma sensação de dever cumprido, a segurança de que o tempo em que passou lendo lhe garantiu alguma serventia. Pois do contrario, dificilmente se desenvolve gosto pela leitura.

Lógico que a experiência agradável de ler um livro prazeroso atrai o indivíduo para o mundo dos livros. Mas ainda assim, é preciso criar a fome para que a vontade de comer surja. Se não houver instigação e curiosidade, as pessoas continuaram prostradas sem querer ler.

Mas de onde vem o incentivo? Da escola? Talvez... mas é tão fraco que não faz nem cosquinha. Do governo? Tá brincando... Ele dispõe bibliotecas e tal, mas não há uma campanha eficaz. Famílias e amigos, esse fator é relativo, pois cada pessoa influencia e é influenciada de uma maneira. Talvez estímulo a leitura venha mesmo de ONGs, como a Mundoquelê – e ainda assim é a única que conheço.

Daí eu me pergunto, “será que melhoraria um pouco se houvesse o questionamento de “Por quê ler?””.


Mas a resposta é difícil. Seria para adquirir informações e construir conhecimento?

Pois, adquirir informações e construir conhecimento não é prerrogativa da leitura. Pode-se ler sem entender coisa alguma – e isso acontece muito! Pode-se aprender muita coisa sem a leitura e ainda assim adquirir uma erudição fantástica. Não é sábio só quem lê. Sábio é aquele que busca os melhores meios de usar a instrução que possui.

E a leitura é só parte da busca pelo conhecimento...


Então, se lê por curiosidade em relação à história?

Eu não conheço ninguém que tenha começado a ler um livro sem antes checar a sinopse. Além do fato de a curiosidade ser um fator relativo, hoje em dia não falta meio para buscas alternativas para o conteúdo de um livro. Seja ele um romance (que se for bom ou famoso provavelmente estará roteirizado pros cinemas) ou acadêmico, escrevendo-se o nome da obra no google se conhecerá bastante coisa sobre a obra ou o assunto – obvio que nem tudo é confiável.

Talvez a curiosidade seja pela trama ou pela condução e desenvolvimento do livro... Acredito que tais fatores só atraiam leitores que já estão com os “olhos calejados” por outros alfarrábios. Há o fenômeno dos Best-Sellers, mas isso é uma exceção fica para outro dia.


Hum... Então seria pelo prazer que a leitura traz?

Infelizmente, no mundo atual existem várias fontes de entretenimento que, além de serem mais acessíveis, dão contentamento e satisfação muito mais rápido que a leitura. Filmes, jogos, programas de televisão, drogas (licitas ou não), etc. Nesse mar de passatempos fáceis e instantâneos a procura pelo prazer na leitura cada vez é rara, em detrimento das do gigantesco rol atual de entretimentos.


Realmente eu não sei a resposta de “Por que ler?”. Mas eu sei por que eu leio! Simples, para mim é um hobby. Acostumei-me a conhecer as histórias pelos livros. Acredito que você entra em contato muito maior com elas. Eu não preciso ver para me envolver, pois tudo que leio, desde um romance romântico até um livro de direito, vai sendo desenhado e visualizado de uma maneira única aqui nesses meus miolos.

Então, para tentar fechar minha argumentação, ler é sim importante, mas não o que mais importa! É uma das atividades mais tranqüilas e benéficas de cultivar e incentivar. Eu enxergo muito poucos defeitos no ato de ler, e todos eles vêm dos leitores!

Contudo, leitura à toa só enfada e distancia o indivíduo dos livros. A não ser que ela seja hobby. Mas para quem a leitura não o é, aconselho que antes da se imponha uma leitura nitidamente forçando a barra se busque responder “por que vou ler esse livro?”...


Nenhum comentário:

Postar um comentário